CINCO BENEFÍCIOS DE ABRIR UMA FRANQUIA

É isso! Você decidiu ser seu próprio chefe, juntou dinheiro e agora quer investir no seu negócio. Mas investir em que exatamente? Uma ótima opção é abrir uma franquia.

O setor de franquias poderá ter um crescimento de até 6% em 2020. De acordo com a ABF (Associação Brasileira de Franchising), a cada 100 franquias abertas, apenas 5 fecham dentro de um período de 2 anos. Um cenário motivador diante da perspectiva do mercado empresarial onde, segundo o SEBRAE, a cada 100 empresas que abrem, 23 fecham depois de 2 anos.

Existem ainda muitos outros benefícios que você pode usufruir ao investir em uma franquia, benefícios que não serão encontrados caso decida abrir um negócio do zero. Listamos 5 deles abaixo, confira!

QUAIS OS BENEFÍCIOS DE SE ABRIR UMA FRANQUIA?

1 – MARCA JÁ CONSOLIDADA NO MERCADO

Ao abrir uma franquia, você já sai com uma vantagem no mercado, que, dependendo do segmento, pode ser muito competitiva, pois contará com a marca já consolidada. Dessa forma, não precisará investir tanto para trabalhar o branding do seu negócio, podendo investir apenas no marketing local.

YES! Idiomas, por exemplo, tem reconhecimento nacional e quase 50 anos de mercado. Em 2019, ganhamos, pela segunda vez, o prêmio de Melhor Franquia de Idiomas do Brasil, pela Pequenas Empresas & Grandes Negócios. Quem decide abrir uma franquia YES! já tem a garantia de uma marca reconhecida em todo o mercado de idiomas.

2 – APOIO DA FRANQUEADORA

No início de um negócio, ter um suporte de quem tem know-how no mercado faz toda a diferença. A Franqueadora orientará o franqueado em todos os aspectos iniciais: avaliação e aprovação do ponto comercial, estudo de viabilidade do negócio, acompanhamento desde a implantação até a inauguração da unidade, capacitação do franqueado em recrutamento e seleção, consultoria na administração de pessoal e gestão de pessoas, assessoria jurídica, treinamento, projeto arquitetônico, consultoria de marketing, entre outros.

Esse suporte pode variar de rede para rede. Na YES! Idiomas é oferecido um apoio 360º, indo desde a implementação até a reciclagem de conhecimentos das áreas Comercial, Pedagógica, Gestão de Pessoas e Gestão Financeira.

3 INDEPENDÊNCIA JURÍDICA E FINANCEIRA

No setor de franquias, o franqueado conta com certa autonomia jurídica e financeira. Por isso, a unidade deverá ter o seu próprio CNPJ (razão social), sendo todas e quaisquer situações jurídicas ou operações financeiras de sua responsabilidade.

4 – ABRIR UMA FRANQUIA TEM BAIXO ÍNDICE DE FALÊNCIA

Como mencionado no início deste post, as redes de franquias contam com um baixo índice de falência. Isso se deve ao plano de negócios já ser bem estruturado e testado no mercado pela Franqueadora.

Além disso, também é possível negociar com a Franqueadora o repasse da unidade, isso é, vendê-la para outro interessado. Mas vale ressaltar que é preciso analisar o contrato para entender em quais termos esse repasse é possível.

Na YES! Idiomas, o repasse é avaliado individualmente, podendo ser repassado para a própria Franqueadora ou para outro empresário.

5 – MARKETING PERSONALIZADO ou MICROMARKETING

Para assegurar os bons resultados, as franquias realizam ações de comunicação e marketing, visando padronizar a comunicação, a linguagem e a aplicação da marca. O posicionamento e a gestão da marca são extremamente necessários para torná-la reconhecida e valorizada.

Uma das principais funções estratégicas do marketing no Franchising é o planejamento das atividades de comunicação para o público final, com orientações para adaptação das ações à realidade local.

As ações são divididas em dois tipos: o marketing institucional, que envolve a marca e é custeado pela Franqueadora; e o marketing local, promovido pelo Franqueado, contando com o desenvolvimento de ações que contribuem para o estímulo das vendas e fidelização de clientes.

Essas iniciativas incluem, por exemplo, orientações do tipo de público para o qual o serviço se destina, alinhamento de discursos e abordagens adequadas, criação de canais relevantes de comunicação, defesa do preço justo, entre outros fatores críticos para o sucesso do empreendimento.

O Franqueado precisa seguir as normas e os padrões da Franqueadora, para realizar ações de comunicação local. Assim pode-se assegurar a melhor aplicação e o uso da marca, garantindo bons resultados para toda a Rede.
Quer saber mais benefícios de abrir uma franquia na YES! idiomas? Clique aqui e fale com um dos nossos consultores!

CADASTRE-SE AGORA E CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES