Como saber em quanto tempo a sua franquia dará lucro?

A primeira dúvida de um interessado em abrir uma franquia costuma ser em quanto tempo ele terá o retorno do investimento e quando o negócio, de fato, começará a dar lucro. A resposta depende de inúmeras variáveis, mas é possível ter uma estimativa baseada em alguns cálculos.

Antes de qualquer investimento é importante que se faça um planejamento conservador sobre a viabilidade do negócio. No caso das franquias, as redes franqueadoras auxiliam o futuro empreendedor a entender de que forma as variáveis impactarão no desempenho da unidade.

Assim, será possível também calcular como cada entrada e saída de valores, além dos riscos previsíveis, podem alterar os resultados. Sem esses planejamentos, as chances da franquia não ter sucesso aumentam consideravelmente.

Um bom franqueado também é aquele que desenvolve habilidades financeiras, faça o DRE (Demonstração do resultado do exercício) para ter controle mensal dos seus gastos. É essencial entender bem o papel do DRE no cotidiano da sua empresa já que uma das tarefas mais árduas na gestão de uma franquia é o controle das finanças. Muitas redes oferecem treinamentos específicos para preparar o franqueado da melhor forma possível.

No franchising, as empresas prezam muito pelo planejamento estratégico e pelos métodos que fizeram aquela marca alcançar bons resultados.

Apesar do formato funcionar comprovadamente, podem existir situações que alterarem os planos por conta de fatores externos, como custos com locação e fornecedores, retiradas do capital de giro, rescisões trabalhistas e outros, o que pode encarecer a operação e comprometer o plano original.

Normalmente as redes apresentam na negociação da franquia uma estimativa de payback, que é na verdade um indicador do tempo de retorno do investimento, para que o empreendedor recupere tudo o que investiu.

Se a franquia prevê o payback em três anos (ou 36 meses), isso significa que este é o período previsto para que o investidor recupere o valor do investimento inicial sob a forma de lucro, com isso é possível estudar o tempo necessário para recuperar a aplicação feita no negócio.

É possível mensurar de forma ainda mais coesa algumas variáveis inclusas no custo operacional como: impostos, contas (água, luz, gás, internet, telefone, etc), royalties, capital de giro, taxa de franquia, publicidade, estoque, fornecedores e funcionários.

Antes de finalizar a aquisição de uma franquia, analise todas as estimativas apontadas pela franqueadora. Elas darão uma perspectiva real de como o seu negócio poderá se desenvolver.

Quando chegar a hora de abrir a sua empresa, pesquise e analise o mercado desejado. No caso das franquias, busque as que proporcionam a você um melhor suporte, como é o caso da YES! Idiomas que auxilia o franqueado com toda a gestão do negócio, além de disponibilizar workshops e conferências, para que possam ficar sempre à frente do mercado.

Faça parte da melhor franquia de idiomas do Brasil.

Entre em contato e conheça mais benefícios YES! Idiomas.

CADASTRE-SE AGORA E CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES