Aumente a lucratividade da sua franquia

Aumentar a lucratividade de uma franquia é sempre uma questão de discussão, pois, em alguns casos, não é possível criar um produto novo ou uma promoção, sem que este passe por uma avaliação da franqueadora, o que pode levar semanas, meses ou anos. Por isso, é importante ter em mente que pequenas mudanças dentro da própria unidade podem fazer a diferença no fechamento do mês. Lembrando que, muitas vezes, a baixa lucratividade ou a estagnação podem ser decorrentes de pequenas atitudes da própria unidade. Por isso, separamos algumas dicas para que você possa melhorar a lucratividade da sua franquia. 

1 – Invista em treinamento para aumentar a lucratividade da sua franquia

Uma equipe bem instruída contribui para o sucesso das vendas. Um dos motivos para investir na capacitação dos colaboradores é a melhoria na produtividade. Quando treinados de maneira correta, os profissionais adquirem ou aperfeiçoam habilidades que são fundamentais para crescimento da empresa.

Os treinamentos podem ser voltados para as técnicas de venda, abordagem e negociação ou para as soft skills, que são habilidades comportamentais que podem interferir na performance profissional.

Alguns exemplos de Soft skills: 

*Colaboração com a equipe

*Inteligência emocional

*Comunicação

Lembre-se que treinar vendedores é uma obrigação da gestão, pois só assim você conseguirá direcionar o seu colaborador para o tipo e a meta de vendas que deseja atingir. 

Nem todo o treinamento precisa ser externo e pago, muitas vezes os vendedores com melhor desempenho ou com uma experiência mais vasta, podem compartilhar o seu conhecimento com os novos colaboradores. Deste modo, você estimulará não apenas a troca de conhecimento, como também, a interação entre eles. 

2 – Não deixe o seu plano comercial para cima da hora

O planejamento comercial é o principal guia para a equipe de vendas, por isso prepará-lo com antecedência é um dos principais cuidados que você deverá ter. Uma dica é iniciar o plano sempre no final de cada ano, para que você possa balancear os ganhos e as perdas do período e assim criar uma nova estratégia para o próximo ano. 

Um dos pontos positivos de iniciar o planejamento no final do ano, é que você separa as metas de acordo com as atividades previstas; não deixando assim um prazo apertado para os vendedores. Vale lembrar que quanto maior o custo do produto, maior deve ser o prazo para bater a meta. 

Bom… mas o principal objetivo de ter um planejamento comercial pronto, com antecedência, é a equipe de vendas. Ela precisa estar a par de todo o cronograma, para que assim possa se programar e tirar dúvidas. 

Isso também ajudará a gestão, já que através desse planejamento é possível identificar a necessidade de um novo treinamento, para que a equipe fique mais preparada para bater as metas do ano.

Outro ponto é conseguir identificar futuros problemas e assim evitar que eles aconteçam, economizando gastos extras que poderiam surgir durante o ano.

3 – Estimule a liderança

Deixe a sua equipe confortável para demonstrar suas habilidades e estimule os gestores a serem líderes, e não chefes. Isso faz com que a equipe se sinta mais à vontade e tenha mais prazer em estar naquele ambiente. 


Outro ponto positivo é que, com essas habilidades à mostra, você conseguirá identificar quais são as pessoas mais aptas para lidarem com determinados problemas. Principalmente se o seu negócio possui mais de uma unidade. 

Para quem possui mais de uma unidade, uma das formas de estimular não só as habilidades, mas também a liderança, é fazendo encontros para que as equipes possam trocar ideias e experiências. Nesses encontros, também podem haver pequenas premiações para aqueles que mais se destacaram naquele período. A premiação pode ir desde um bônus salarial naquele mês, até uma folga. 

Tudo isso impactará não só no número de vendas do seu negócio, mas também, na dedicação dos funcionários. É comprovado que uma empresa que estimula o crescimento do funcionário e reconhece os seus feitos, tem uma equipe mais dedicada e motivada. 

4 – Utilize o CRM para aumentar a lucratividade da sua franquia 

Não adianta planejamento comercial, se você não possui uma rotina. A melhor forma de entender a rotina comercial, é acompanhar o dia a dia. Para isso, é necessário entender quais ferramentas são utilizadas, como é a comunicação da equipe, relacionamento com o cliente, quanto tempo leva uma venda e quais são os problemas mais rotineiros.

Quando se tem uma empresa pequena, é possível que o gestor faça este mapeamento por conta própria, porém, em empresas maiores, isso pode se tornar inviável.  

É neste momento, que entram os softwares de CRM. Eles ajudam a controlar todo o processo comercial de uma forma organizada, que possibilita a captação de todos os dados. Isso faz com que os vendedores possuam uma autonomia e a gestão tenha segurança. 

Isso porque, no CRM, cada vendedor possui o seu perfil; no qual terá todas as atividades diárias e as tarefas semanais que ele deve cumprir. Já a gestão terá uma visão geral de todos os perfis e os relatórios de resultados, que possibilitam o acompanhamento das metas. 

Na YES! Idiomas oferecemos treinamentos constantes para os franqueados e suas equipes, além de todo suporte comercial presencial e online, tudo para fomentar o crescimento e o planejamento financeiro da sua unidade. Faça parte da melhor franquia do Brasil. Vem pra YES! Idiomas. 

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