O conceito clássico de Franchising o define como um sistema de comercialização de produtos e/ou serviços, por meio do qual o Franqueador autoriza o Franqueado, mediante uma contraprestação financeira, a utilizar sua marca, logotipos, know-how e direitos de propriedade industrial e intelectual, apoiados por uma prestação contínua de assistência e suporte, durante a vigência de um Contrato de Franquia celebrado entre as partes para este fim. O Sistema Empresarial de Franquias é fundamentado principalmente na multiplicação de padrões e no relacionamento que se estabelece a partir da parceria.
Segundo o conceito legal que disciplina o Sistema de Franquias, este contrato firmado autoriza o Franqueado a usar marcas e outros objetos de propriedade da Franqueadora, sempre associados ao direito de produção ou distribuição exclusiva ou não exclusiva de produtos ou serviços e também ao direito de uso de métodos e sistemas de implantação e administração de negócio ou sistema operacional desenvolvido ou detido pela Franqueadora, mediante remuneração direta ou indireta, sem caracterizar relação de consumo ou vínculo empregatício em relação ao Franqueado ou a seus empregados, ainda que durante o período de treinamento.
Isso significa que a Franqueadora é responsável pelo modelo de negócio que será multiplicado, todavia, em momento algum, se tornará responsável pelo resultado positivo do Franqueado, cabendo ao gestor da unidade franqueada o papel fundamental de gerir tal modelo e multiplicá-lo de forma a garantir seu sucesso empresarial. Por sua vez, caberá necessariamente ao Franqueado estar completamente envolvido com seu próprio negócio. O Franqueado deve procurar adquirir e desenvolver competências e habilidades como saber atuar com excelência e com qualidade, sempre atento aos detalhes, conhecer o mercado e seus concorrentes, ter conhecimentos e facilidade de estabelecer relacionamentos para a promoção do negócio, saber liderar a equipe e transmitir alto grau de motivação e comprometimento com o negócio e seus princípios e ter facilidade na análise de resultados e sua interpretação, para permitir a tomada de decisões gerenciais.
No Brasil, cerca de 70% dos negócios independentes fecham as portas antes mesmo de completar 5 anos. Enquanto isso, no setor de Franchising, este percentual cai consideravelmente, totalizando apenas 15% do encerramento de atividades no mesmo período. Além disso, no acumulado dos últimos meses, pesquisas apontam que o Setor de Franquias apresentou variação positiva, atingindo uma expressiva receita. E para o faturamento deste ano de 2022, estima-se um aumento de 9% em relação a 2021.
Portanto, o Franchising trata-se de um excelente negócio para quem busca ganhar o mercado, atingindo índices consideráveis de lucratividade e trilhando um caminha mais curto e hábil em direção ao sucesso.