Qual o papel do franqueado e franqueador?

Uma das preocupações de quem deseja abrir uma franquia é sobre a relação que terá com o Franqueador. Visto que para quem está de fora essa relação não é muito clara. Por isso, decidimos explicar melhor para vocês como funciona essa relação de Franqueado e Franqueador. 

Quem são  

O sistema de franquias conta com dois principais agentes: o Franqueador e os Franqueados. 


O Franqueador é quem possui uma marca já estabelecida no mercado e oferece ao Franqueado a oportunidade de utilizar o nome do negócio. Em muitos casos, também é fornecida uma estrutura, que faz com que todas as unidades possuam o mesmo padrão. 

Já o Franqueado é um empreendedor, que pode ou não possuir outras empresas, mas que neste momento optou por abrir uma franquia. Por possuir um nome já consolidado e produtos conhecidos, as franquias passam uma segurança maior, na competitividade do mercado. 

A relação 

Estamos acostumados com a relação de patrão e funcionário, por isso temos uma dificuldade em entender a relação do Franqueado e Franqueador. Nesta relação ambos possuem poder de decisão, só que em momentos e questões diferentes, isso faz com que o poder de um, não anule o do outro.

Por exemplo, na YES! Idiomas, o Franqueador tem o poder de decisão sobre as peças gráficas, material didático… porém será o franqueado que decidirá como administrará a sua filial (preços dos cursos, salários dos funcionários, bonificações…)


Além disso, na relação Franqueado e Franqueador, não existe exploração financeira de nenhum dos lados, pois os interesses e objetivos de ambos serão os mesmos. Um dependerá do sucesso do outro. 

O Franqueado dependerá da marca seguir consolidada e bem divulgada, e o Franqueador dependerá do Franqueado utilizar uma boa estratégia de vendas e administração. 

Vantagens de ser um franqueado YES! Idiomas

CREDIBILIDADE DA MARCA, 50 ANOS NO MERCADO;

– DEMANDA COMPROVADA DE PRODUTO/SERVIÇO;

OPERAÇÃO SIMPLIFICADA E DE BAIXO RISCO;

– TEMPO MÉDIO DE RETORNO DE 18 A 36 MESES;

– 40% DOS FRANQUEADOS COM MAIS DE UMA UNIDADE.

A YES! Oferece acompanhamento no dia a dia do novo Franqueado e analisa a viabilidade do ponto comercial. Fornece consultoria intensiva e diferenciada, desde a implantação até a conclusão do primeiro semestre de funcionamento. Apoia na contratação de toda a equipe de profissionais, além de programas de capacitação nas áreas: comercial, operacional, pedagógica e de gestão.

Agora é com você!

Clique aqui e solicite o contato de um de nossos especialistas e tire todas as suas dúvidas!

CADASTRE-SE AGORA E CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES