Qual o seu perfil de empreendedor?

Para ser um administrador, não necessariamente você precisa ter um grande negócio ou um grande fundo de investimento, mas você precisa ter um perfil empreendedor. Isso não quer dizer que todos seguirão o mesmo perfil de gestão, existem inúmeros tipos de empreendedores, cada um com os seus defeitos e qualidades. 

Visto que o cenário atual cria oportunidades para empreendimentos, é importante ter em mente e estar preparado para situações adversas. Por isso, é tão importante você entender qual o seu perfil, para que assim você encontre o empreendimento certo. Isso facilitará o desenvolvimento de soluções. 

“Empreendedores são aqueles que entendem que há uma pequena diferença entre obstáculos e oportunidades, e são capazes de transformar ambos em vantagem.”

Nicolau Maquiavel, filósofo e historiador

Agora que você já sabe a importância de conhecer o seu perfil, é hora de entender qual é o seu tipo. Separamos 4 perfis empreendedores e as suas descrições, para você analisar cada um e descobrir o seu. 

Administrador

Esse talvez seja o perfil mais desejado por muitos empreendedores. O empreendedor administrador analisa cada oportunidade com muito cuidado, pois para ele errar não é uma opção. Por isso são muito focados em fazer pesquisas e análises, também são ótimos criadores de metodologias, já que sua visão prática lhes permite ver o cenário com mais clareza e pé no chão. O lado negativo é o seu excesso de cuidado; que, em muitos casos, acaba prejudicando o andamento das suas negociações. 

O Criativo

Uma boa parte dos empreendedores podem se encaixar neste perfil. Normalmente o criativo consegue ver oportunidades em tudo e em todos. Uma volta ao parque pode ser uma oportunidade de um novo negócio para ele. Outra característica é colocar as ideias em primeiro lugar, sendo quase sempre uma pessoa aberta a receber novas ideias e propostas, por isso ele consegue ver além do seu negócio, bolhas pra ele não existem. Como falamos, todo perfil tem o seu lado negativo. No caso do criativo, esse lado é também uma das suas qualidades. Por prezar as ideias, muitas vezes ele acaba deixando de lado soluções mais viáveis para investir em inovações e, em alguns casos, acaba se perdendo e não solucionando os problemas como deveria acontecer. 

Integrador 

Talvez o mais querido dessa lista? Com motivação total, ele consegue realizar a integração da equipe com grande facilidade, estimulando todos através de projetos internos e bonificações. 

Normalmente esse é aquele perfil que inspira as pessoas que estão de fora. A sua dificuldade é se posicionar como chefe em todas as situações, pois o seu perfil acaba fazendo com que a equipe algumas vezes não o veja como chefe ou líder. 

Realizador

Ele que representa 20% dos empreendedores, segundo o Sebrae, possui um perfil de organizadores. Eles conseguem desenhar objetivos e metas, visando alcançar o melhor resultado possível, por isso são extremamente comprometidos com o seu negócio. Mas o impulso pode ser o seu inimigo, pessoas com esse perfil tendem a ser mais impulsivas na hora de tomar alguma decisão.   

Descobriu qual é o seu perfil de empreendedor? 

Lembre-se que todos possuímos qualidades e defeitos, que podem ser aprimorados visando a um melhor desenvolvimento do negócio. Também não existe uma forma única de empreender, e certamente esses quatro perfis não resumem todos os existentes, mas esperamos que eles tenham ajudado você a entender um pouco esse universo do empreendedorismo. 

Por isso as franquias são uma ótima opção, pois elas te proporcionam uma maior estabilidade, suporte e credibilidade, para que você possa começar a empreender correndo menos riscos. Na YES! 40% dos franqueados possuem mais de uma unidade, e está presente em 18 estados do Brasil.

Vem pra YES! Franquias.

CADASTRE-SE AGORA E CONVERSE COM UM DE NOSSOS CONSULTORES